Buscar
  • marketing

A importância da ultrassonografia morfológica

Durante a gravidez, o ultrassom está entre os exames mais aguardados pelas gestantes e toda a família. Além de permitir um contato maior com seu filho e a construção de memórias durante a gestação, a ultrassonografia tem como principal objetivo avaliar a formação e o desenvolvimento do bebê.


A ultrassonografia morfológica, permite, quando realizada no momento adequado, avaliar as estruturas fetais e assim possibilitar a descoberta precoce de malformações e síndromes fetais, além de indicar condições de saúde que possam exigir uma investigação mais profunda, por meio de outros exames mais específicos, e um acompanhamento mais rigoroso da gestação.


Assim, se tratam de exames de imagem imprescindíveis, pois fornecem muitas informações para o adequado acompanhamento da gestação, proporcionando mais segurança para a mãe e para o bebê na hora do parto.


Quando fazer?

O ultrassom morfológico deve ser feito em dois momentos durante a gravidez: no primeiro trimestre, entre a 11ª e a 14ª semana e no segundo trimestre, entre 20ª e a 24ª semana.

No primeiro, o objetivo é avaliar três pontos principais: confirmar a idade gestacional por meio da medida do comprimento do bebê; avaliar as estruturas do bebê afim de detectar malformações precoces e graves e avaliar sinais ultrassonográficos das principais síndromes (sendo a Síndrome de Down a mais comum), dentre eles a avaliação da Translucência Nucal (que corresponde a medida líquido que fica na nuca do feto e que só é visível nessa etapa da gestação) e ainda avaliação do Doppler do ducto venoso e do osso nasal.


Já o segundo morfológico tem como principal objetivo avaliar as estruturas do bebê com bastante detalhes em busca de malformações. Por isso, é realizado com o bebê um pouco maior (20- 24 semanas) para poder avaliar com clareza os órgãos e o desenvolvimento fetal. Além disso, neste momento é possível determinar o risco de parto prematuro (antes de 37 semanas) pela medida do colo do útero via transvaginal.


Por serem exames importantes, específicos e detalhados, exigem que sua realização seja feita por um profissional qualificado, treinado e especialista em medicina fetal.


Na Pró-femme contamos com profissionais capacitados para a realização desse exame e com equipe e ambiente para tornar este momento único em sua vida.

198 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.