Buscar
  • marketing

A importância do autoexame



O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres. Para descobrir as complicações de maneira precoce ou até evitar que elas se desenvolvam, fazer o autoexame de mama é a melhor decisão. O autoexame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de nódulos, inchaço, ferida ou vermelhidão.


A prática é recomendada para todas as mulheres com mais de 20 anos e deve ser feita nas regiões próximas dos seios, como axilas e fossa claviculares (as famosas saboneteiras).

Você pode realizar o autoexame da mama em casa em diversas posições. Para facilitar a sensibilidade, a mulher deve retirar toda a roupa.


De pé, em frente ao espelho, pressione as mamas com as pontas dos dedos, primeiro com um dos braços voltado para baixo, sempre observando os seios. Logo após, repita os toques agora com uma das mãos na cintura. Após isso, pressione os mamilos apertando-o levemente, note se há algum fluxo de líquido ou se ele está voltado para dentro, essa pode ser uma característica de que haja o tumor.


No banho, com os seis ensaboados, apalpe-os com três dedos de uma das mãos juntos, a mão esquerda deve conferir a mama direita e a mão direita, a mama esquerda. Procure fazer movimentos circulares por todo o seio, em especial na parte superior dele. Apalpe também as axilas e o pescoço procurando algum tipo de secreção, caroço, saliências ou outra alteração consistente.

Se preferir, enquanto estiver deitada, apoie o braço direito sobre a sua cabeça e utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Siga apalpando a mama em movimentos circulares levemente. Procure apalpar também as axilas e repita esse processo para apalpar a mama esquerda, apoiando o braço esquerdo e usando a mão direita para efetuar os movimentos.

O autoexame de mama deve ser feito uma vez por mês. O período ideal para se auto examinar é após 7 dias do término da menstruação. Se a mulher estiver na menopausa, deve escolher um dia do mês para fazê-lo, mas nunca abrir mão deste hábito.


Apesar do autoexame ajudar na identificação da doença, é fundamental que a mulher faça a mamografia, pois essa é a melhor forma de diagnosticar o câncer de mama. Além disso, é importante estar em dia com os seus exames, garantindo sua qualidade de vida.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.