Buscar
  • marketing

Desafios do puerpério



A chegada de um novo bebê é considerada um momento de transformação no círculo familiar. Além das mudanças familiares, a gestante passará por outras mudanças significativas, desde mudanças físicas à mudanças de ordem psicossociais. O parto é visto como o culminar da gestação, no entanto, marca o início de uma nova jornada: o puerpério, que se estenderá por até 60 dias.


O período puerperal é marcado por um misto de sentimentos. Além da alegria e felicidade que a maternidade pode proporcionar, o puerpério trás à tona sentimentos de insegurança, incertezas, ansiedade, medo e solidão. Inseguranças e incertezas sobre estar desempenhando um papel de boa mãe. Ansiedade em retomar a antiga rotina e ao antigo corpo. Medo da amamentação e do dia-a-dia desconhecido. Solidão presente nas noites mal dormidas.


Essa instabilidade emocional, associada à privação de sono, cansaço, estresse, ausência de apoio dos seus familiares e queda abrupta dos hormônios produzidos durante a gestação são fatores de risco para o desenvolvimento da depressão puerperal e representam o maior desafio neste momento pós gestacional.


Mais do que saber como será e quais os desafios à serem enfrentados no puerpério, é fundamental, que durante a gestação existam diversas conversas com os profissionais de saúde que à acompanham, para estar preparada em encontrar alternativas para contornar tais desafios e assim, evitar que esse período se torne algo pesado e frustrante.

Se informe, peça ajuda, aceite-se, se organize e entenda que o puerpério é único e que logo irá passar. Tente aproveitar ao máximo e se dedicar ao seu maior presente: o bebê!

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.