Buscar
  • marketing

Dexa garante maior avaliação corporal


O exame conhecido como densitometria óssea é realizado, tradicionalmente, com o intuito de avaliar a “consistência” dos ossos da pessoa, com base na concentração de cálcio, e indicar possíveis tratamentos para a doença diagnosticada, sendo a osteoporose a mais recorrente.


Já a densitometria dexa é considerado um dos mais completos pois consegue distinguir no resultado, todos os compartimentos corporais, como massa óssea, massa muscular; massa gordurosa e quantidade de água presente no corpo.

Por se tratar de um exame não invasivo, sua realização é bastante simples e não requer qualquer tipo de preparo com antecedência. Seu tempo de duração pode variar de 5 a 15 minutos. No decorrer do exame o paciente deve permanecer imóvel, em cima de uma maca, aguardando que o maquinário efetue todo o procedimento necessário. A técnica é completamente indolor.


Por meio das imagens fornecidas pelo procedimento, quando detalhando a medição de gordura, a densitometria dexa pode apresentar os riscos de doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral, entre outros.


Já pela avaliação da massa muscular é possível apontar para as baixas na massa óssea, sarcopenia, riscos de fraturas, incapacidade motora, possíveis quedas e osteoporose.

Existem inúmeras aplicações clínicas do estudo da composição corporal, particularmente na Medicina Esportiva, Obesidade, Anorexia, reabilitação motora de doenças neuro-musculares e em avaliações nutricionais. Outras aplicações incluem a monitorização das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes em uso de hormônio de crescimento, corticosteróides, esteróides sexuais e nos transplantados em uso de imunosupressores.


Uma vantagem adicional da Densitometria por DEXA é a determinação da composição regional, permitindo o estudo particularizado de braços, pernas, tronco e abdômen. A adiposidade abdominal, que está relacionada à resistência insulínica, dislipemia e hipertensão arterial, representa um risco adicional para doença cardio-vascular e diabetes.


Agende seus exames na Pró-Femme e tenha certeza dos melhores profissionais! Acesse:

https://bit.ly/2SyAZg7

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bonequinho_médica.png