Buscar
  • marketing

Exercícios no inverno: dicas para não perder o pique



O inverno já começou e com isso as temperaturas começaram a cair. É nessa época também que nosso organismo fica preguiçoso e sem ânimo para a prática de atividades físicas. Porém, o que garante o sucesso das atividades físicas é a constância. Escolha a roupa certa, alongue o corpo e se preciso, mude de atividade, mas não fique parado! A seguir, apresentamos algumas dicas para motivá-lo a seguir em frente:


Escolha melhor o horário – Está ruim acordar cedo? Organize seus horários e escolha o que melhor se adapta a sua rotina. Mas atenção: seja honesto com você e cumpra sua prática diária. Fica adiando não vai resolver.


Aqueça e alongue - Com a temperatura mais baixa, os músculos ficam mais rígidos e contraídos. O ideal é prepará-los de forma adequada para o treino. Faça alongamentos ativos (movimentos repetitivos) e aquecimentos, como caminhadas ou trotes, por cerca de 15-20 minutos antes de começar o treino.


Troque de exercício – Quem realiza atividades ao ar livre pode mudar a rotina e passar a fazê-los em casa. Caminhadas e corridas na esteira e pedaladas na bicicleta ergométrica são opções interessantes e viáveis para realização em ambientes fechados. Idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem se exercitar subindo e descendo as escadas do próprio prédio, preferencialmente no final da manhã e no início da tarde.


Cuide da alimentação – Alimentar-se antes da prática de exercícios físicos é fundamental, afinal o organismo necessita de energia para chegar até o fim do treino. No inverno, esse cuidado deve ser intensificado, já que o corpo exige mais para se manter aquecido. Entre os alimentos ideais para o pré-treino estão os pães integrais, ovos e frutas. Não esqueça da água! Mesmo sem estar com sede, é fundamental beber líquidos antes, durante e depois das atividades aeróbicas. É mais difícil perceber durante o inverno, mas o suor provocado pelos movimentos pode levar o corpo à desidratação.


Pegue leve - Se você tem problemas cardíacos, evite se exercitar em áreas abertas durante o inverno. As baixas temperaturas passam a sensação de que podemos pegar mais pesado do que realmente conseguimos. Realizar um check-up cardiológico é fundamental antes de qualquer tipo de prática esportiva. Algumas doenças cardíacas são silenciosas e assintomáticas, logo, só serão diagnosticadas com apoio de um profissional de saúde. Só um médico é capaz de avaliar com segurança se a pessoa está apta para realizar atividades físicas e qual é a mais indicada para o seu perfil.


E lembre-se: após o exercício não fique com a roupa molhada de suor, troque-a por uma seca e procure aquecer o interior do corpo com bebidas quentes, como chá. Deu para perceber que existem várias vantagens de romper com o sedentarismo em qualquer época do ano. Agora, é só começar!

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.