Buscar
  • marketing

Infecção urinária: como prevenir?


A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infeções que mais comumente afetam a população. No entanto, as mulheres, devido sua anatomia do trato geniturinário, estão mais vulneráveis a este tipo de infecção.


O principal agente causador desta infecção, na maior parte das vezes, são bactérias que colonizam o sistema gastrointestinal. Porém, em algumas situações, a ITU pode ser causada por fungos.


Os principais sintomas são dor ao urinar, urgência para urinar, aumento da frequência do desejo de urinar, e dor suprapúbica (na parte inferior do abdome). Pode ocorrer ainda alteração do cheiro, aspecto e cor da urina. Em alguns casos, há febre (temperatura axilar > 37,8o C), associada à calafrios e dor lombar de um ou de ambos os lados, caracterizando quadros mais graves, quando a infecção atinge os rins.


O diagnóstico pode ser feito por meio da avaliação médica dos sinais e sintomas descritos acima associados a realização de exame de urina e urocultura, o qual nos possibilita detectar qual microrganismo foi responsável pela infecção e adequar o melhor tratamento para este. Em algumas situações são necessários exames de imagem (ultrassonografia e tomografia) que possam contribuir para detecção de sinais de gravidade e até fatores de risco como pedras nos rins e/ou dilatação do sistema renal.


Como prevenir:

- Aumentar a ingesta de água (2 a 3 litros de água por dia);

- Evitar segurar a urina;

- Ao utilizar o banheiro, realize higienização íntima adequada para evitar contaminação com resíduos de fezes;

- Lavar as mãos antes e após urinar e/ou evacuar;

- Urinar após as relações sexuais.


Lembre-se: na vigência de qualquer um dos sinais ou sintomas a atuação médica é indispensável para realização do diagnóstico e tratamento correto.

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.