Buscar
  • marketing

Menopausa: Como reconhecer os sintomas



A partir dos 40 anos até os 65 anos, as mulheres têm uma redução fisiológica da produção de hormônios pelos ovários. Esse período é definido como climatério. A menopausa, ou seja, a data em que ocorre a última menstruação, é um evento que pode acontecer em qualquer momento nessa fase do climatério. Contudo, é mais frequente entre os 48 e os 52 anos.

Em geral, o diagnóstico da menopausa é clínico. Ao ouvir sua história e identificar todas as características o médico é capaz dar o diagnóstico, sem necessidade de exame laboratorial. Caso você tenha menos de 40 anos, testes complementares podem ser solicitados. O objetivo do médico é investigar a atividade de seus ovários e, para esse fim, ele pedirá um teste chamado FSH (Hormônio Folículo Estimulante).

Sintomas

Alguns dos sintomas a serem observados são:

- As famosas ondas de calor acometem cerca de 75% das mulheres nos primeiros 3 anos após a menopausa e vai diminuindo com o passar do tempo. Suores intensos também são notados.

- Fatores psicológicos como irritabilidade, alteração de sono e alteração de memória também podem ocorrer.

- Na área vaginal é possível ocorrer ardência, prurido (coceira ou comichão), secura vaginal e dor na relação sexual.

- A mulher ainda fica mais exposta à perda de massa óssea, o que aumenta o risco para fraturas.

- Pode-se notar ainda desânimo, cansaço, palpitação, tontura, dor de cabeça e dores articulares.


Tratamento

A Terapia Hormonal é reconhecida como a abordagem mais eficiente para tratar os sintomas da síndrome do climatério, e ainda previne os efeitos da falta do estrógeno - especialmente para a redução das ondas de calor e suores, além de fraturas, câncer colorretal, doença cardíaca coroniana, diabetes, bem como manter equilibrados os níveis de colesterol.


O mais indicado é que se utilize uma terapia combinada, que alia estrogênio e progesterona com o fim de reduzir o mal-estar geral e prevenir o câncer de endométrio. É importante ressaltar que o médico deve fazer uma análise detalhada das suas condições gerais para decidir qual o melhor tratamento cada caso.


A Pró-Femme é um centro diagnóstico especializado na saúde da mulher. Oferece aos pacientes o que existe de mais moderno no diagnóstico de doenças ginecológicas e mamárias. Para isso, contamos com os melhores equipamentos e corpo clínico altamente especializado! Venha conhecer!

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.