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O que posso fazer para fortalecer meu sistema imunológico?



Apesar do que estão divulgando por aí, não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Por outro lado, uma dieta balanceada pode ajudar o organismo a se preparar contra invasores.


A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. Se você se alimenta corretamente, seu sistema imunológico estará preparado para barrar qualquer do tipo de infecção. Por isso, é importante investir em fontes de todos os nutrientes.


Dormir também é essencial para que o corpo descanse, se recupere e regule suas funções, incluindo o sistema imunológico. Do mesmo modo, beber água é fundamental para a saúde e o bom funcionamento do corpo. Manter-se hidratado inclusive é uma recomendação médica para pessoas afetadas por infecções.

Confira outras fontes e onde encontrar:


Proteínas: alimentos de origem animal (carne vermelha e branca, leite, ovos) e leguminosas (feijão, soja, ervilha, grão de bico).

Zinco: carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar.

Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas.

Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará ou do Brasil.

Vitamina A: está presente em fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e em vegetais de coloração alaranjada, como manga, mamão e cenoura.

Vitamina C: o micronutriente mais famoso quando citamos imunidade é ofertado por frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi).

Complexo B: É composto por várias vitaminas disponíveis em todos os grupos. Então é necessário ingerir um pouco de cada.

Probióticos: São micro-organismos que colonizam nosso intestino e promovem diferentes benefícios deles fazem parte da composição de iogurtes e leites fermentados.


Esperamos que essa pandemia seja controlada em breve, mas enquanto isso, cuide-se!

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