Buscar
  • Pró-Femme Diagnósticos

Osteoporose: descubra as causas, os principais sintomas e como identificar a doença



A osteoporose ataca silenciosamente, mas é possível tomar algumas atitudes preventivas


Uma das principais doenças que atacam mulheres, após a menopausa, é a osteoporose. Apesar de não ser exclusiva do sexo feminino, a falta de estrogênio no corpo das mulheres faz com que os ossos se tornem mais porosos e fracos. É importante saber como reconhecer a doença e iniciar o tratamento o mais cedo possível.


O que é?

A osteoporose é caracterizada pela perda rápida de massa óssea, um processo que já ocorre em menor velocidade durante o envelhecimento. Ela provoca a diminuição de absorção de cálcio e outros minerais. Com o enfraquecimento dos ossos, os pacientes passam a sentir dores e ficam mais propensos às fraturas. Os sintomas da doença começam a aparecer em mulheres a partir dos 45 anos, após a menopausa, e em homens depois dos 65 anos de idade.


As fraturas ocorrem geralmente nas vértebras, no osso da coxa e nos punhos, mas podem acometer qualquer parte do corpo. Essa doença é a principal causa de quedas e fraturas em idosos.


Causas da osteoporose

Além da diminuição da densidade óssea, outros fatores podem influenciar e aumentar os riscos de desenvolver a doença. Alguns desses fatores são:

  • Cigarro e alcoolismo

  • Quedas frequentes

  • Pouca atividade física

  • Dieta pobre em cálcio

  • IMC < 19 Kg/m2

  • Remédios como corticoides

Outras doenças também apresentam risco e podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose, como a desnutrição, a artrite reumatoide, a esclerose múltipla, a insuficiência renal e a anorexia nervosa.


Como identificar?

A Osteoporose é uma doença que se desenvolve silenciosamente e, na maioria das vezes, sem sintomas. Entretanto, mantendo um acompanhamento médico regular, é possível identificá-la e iniciar o tratamento o quanto antes.


O principal exame utilizado para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea. Esse exame mede a massa óssea, determinando o risco da paciente vir a ter fraturas, e pontua a necessidade de tratamento.


Como a densitometria reflete apenas a situação atual da paciente, é necessário comparar com exames anteriores para identificar o ganho ou a perda de massa óssea, reconhecendo a evolução da doença ou a eficácia do tratamento. No geral, são recomendados exames com intervalo máximo de 2 anos, período que pode ser definido com maior precisão pelo próprio médico.


Como se prevenir?

A prevenção da osteoporose pode ser feita adotando atitudes saudáveis ao longo da vida. Um hábito fundamental para garantir a saúde dos ossos é a prática regular de atividade física, desde cedo, que ajuda a desenvolver e fortalecer a massa óssea. Exercícios como caminhada, andar de bicicleta ou atividades aeróbicas também contribuem para esse índice.

Uma boa alimentação pode auxiliar na prevenção contra a doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante ingerir alimentos ricos em cálcio diariamente, numa quantidade de 1.000 a 1.300 mg por dia, que equivale a cerca de três porções de leite ou derivados. Por exemplo: um copo de iogurte, um copo de leite e uma fatia de queijo.


A exposição à luz solar em horários adequados também podem auxiliar na produção de vitamina D, fundamental na manutenção de um esqueleto saudável. No Brasil, tomar sol não é um problema. É possível proporcionar as condições necessárias para produção de vitamina D apenas ao sair na rua para realizar as tarefas diárias. Sendo assim, é importante que pessoas da terceira idade mantenham-se ativas e passeiem ao ar livre. A vitamina D também pode ser obtida através de alguns alimentos e suplementos.


Para as mulheres, é necessário redobrar a atenção após a menopausa. A maioria da população feminina desconhece a relação entre a menopausa e a osteoporose.

A Pró-Femme Diagnósticos tem mais de 10 anos de experiência no cuidado com a saúde da mulher. Nossa clínica possui uma excelente infraestrutura e diversos exames disponíveis, como a densitometria óssea. Compartilhe esse artigo e ajude na conscientização sobre o assunto.

59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.