Buscar
  • marketing

Pacientes com câncer: cuidados especiais com o coronavírus



A pandemia relacionada ao coronavírus (COVID-19) vem causando grande preocupação no mundo em função da rápida disseminação da infecção e da gravidade observada, especialmente entre pessoas com saúde fragilizada pela idade avançada ou por outras comorbidades.


Entre as condições que predispõem a uma possível maior gravidade da infecção está o câncer. Pacientes oncológicos têm, frequentemente, uma diminuição da imunidade por conta da própria doença, por um estado debilitado de recuperação pós-cirúrgica ou, ainda, pelo efeito imunossupressor de alguns tratamentos, como quimioterapia, cortisona, transfusões de sangue e radioterapia. Assim, quando um paciente imunossuprimido adquire a infecção pelo coronavírus, o risco de uma evolução mais agressiva da doença é significativo e o de morte, maior, como já documentado.


Entre os pacientes com câncer, os de maior risco são aqueles os portadores de leucemias, linfomas e mieloma múltiplo, os que passaram por transplante de medula óssea e os que estão em tratamento com quimioterapia.


Com base nas informações disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), recomenda as seguintes medidas preventivas:


- Não interrompa seus tratamentos oncológicos;

- Evite contato físico, como cumprimentar com beijos e abraços;

- Evite contato com qualquer pessoa que tenha sintomas gripais e/ou que estejam em investigação para possível infecção pelo coronavírus;

- Caso apresente um dos seguintes sintomas, contate seu médico: febre, coriza, tosse seca, falta de ar;

- Pacientes que vão a um centro de tratamento oncológico devem ir acompanhados de apenas uma pessoa, e este acompanhante não pode apresentar nenhum sintoma de gripe;

- Visitas hospitalares devem se restringir àquelas estritamente necessárias.

- Não esqueça de manter a higiene das mãos, lavando-as com sabonete por pelo menos 40-60 segundos ou higienizando-as com álcool em gel 70%.

- Não interrompa seu tratamento e informe-se com seu oncologista para se sentir mais seguro!


6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.