Buscar
  • marketing

Por que beber água é tão importante?



A água é o maior componente do corpo humano: Ela representa normalmente 60% do peso de um adulto masculino, nas mulheres a porcentagem fica entre 50% a 55%, por causa da maior proporção de gordura corporal. Os músculos e o cérebro possuem cerca de 75% de água, o sangue e os rins possuem 81%, o fígado possui perto de 71%, os ossos cerca de 22% e o tecido adiposo por volta de 20%. Esses são só os principais componentes do nosso organismo que mostram a importância da hidratação.


A água compõe ainda a maior parte das células do nosso organismo, ajuda a lubrificar nosso cérebro e articulações, amortecendo impactos. Além de transportar nutrientes e carregar resíduos para longe das células do corpo, beber água também ajuda a regular a temperatura corporal através da redistribuição de calor a partir da pele e da transpiração.


Necessidade diária

Uma pessoa é capaz de perder fluidos apenas respirando, mesmo quando está em repouso. Os órgãos estão sempre consumindo o líquido encontrado nos tecidos. Quando esse nível está baixo, as pessoas têm a sensação de sede. O consumo de líquidos pelo organismo não para, mesmo quando dormimos, portanto, o fornecimento de líquidos para reabastecer as reservas deve ser igualmente contínuo.


De um modo geral, as necessidades de água de um indivíduo podem ser estimadas com base na energia metabolizada e na superfície ou no peso corporal.

É recomendada a ingestão diária por adultos de no mínimo 1,500 a 3,000L ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corpóreo de água pura. Isso sem contar o consumo de sucos naturais, chás e café para manter o equilíbrio do organismo. Lembrando que a necessidade diária depende de taxas metabólicas, do gasto energético do organismo, da eliminação hídrica e das condições ambientais.


Durante uma atividade física, por exemplo, perde-se em média de 1 a 2 litros de líquidos por hora dependendo do tipo e intensidade do exercício. Além disso, quando sentimos sede já estamos em processo de hipohidratação. Por isso, não se deve esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos.

Benefícios

Manter-se hidratado traz inúmeros benefícios para o organismo. Manter-se hidratado é muito importante para o bom funcionamento do coração. Obter um equilíbrio adequado de água no corpo também é essencial para manter a pressão arterial dentro dos limites normais. A hidratação adequada é necessária para o bom funcionamento dos rins, uma vez que eles têm a grande tarefa de eliminar os resíduos do corpo através da urina. Além disso, os rins são aqueles que controlam o nível de água do corpo. Eles também são responsáveis ​​por estabilizar os níveis de sódio, potássio e outros eletrólitos, com a regulação da urina.

A hidratação adequada mantém os tecidos do corpo úmidos. Isso ajuda a manter as células da pele em perfeitas condições, com o objetivo de reter a flexibilidade, a suavidade e a cor adequada da pele. Da mesma forma que ocorre na absorção de nutrientes, manter o organismo hidratado facilita a passagem de nutrientes para o sangue e, em seguida, sua distribuição para as células. Pelo contrário, quando o organismo está desidratado, o trânsito intestinal se torna lento. Isso resulta em uma situação de constipação. A manutenção da hidratação ideal facilita a oxigenação das células cerebrais e permite que o cérebro permaneça ativo para realizar todas as suas ações. A desidratação no cérebro pode causar sérios problemas de saúde.

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.