Buscar
  • marketing

Saúde da mulher: os cuidados para cada fase da vida

Atualizado: Set 16



A saúde da mulher tem recebido maior atenção nas últimas décadas. Tanto pela consciência da importância de exames e acompanhamento médico, como pela prevenção. As mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante a vida. Com isso sofrem muito mais que os homens para se adaptar as diferentes fases do seu corpo.


E esse cuidado, definitivamente, não é apenas uma questão estética. Eles influenciam a saúde de maneira geral. Nesse texto, apresentamos as principais recomendações, exames e cuidados indicados para cada fase da mulher - adolescência, vida adulta, menopausa e pós-menopausa.


Adolescência

É na adolescência que ocorre a primeira menstruação, também chamada de menarca. A partir disso, a primeira visita ao ginecologista é recomendada para acompanhar as mudanças corporais e o desenvolvimento adequado.

Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra HPV (Papilomavírus humano) a partir dos nove anos como forma de prevenção contra a infecção, que é um dos principais causadores do câncer no colo do útero.


Vida Adulta

O período entre os 20 e 40 anos requer um olhar mais atento à saúde. Nesta fase, outras transformações acontecem: início da vida sexual, gravidez, propensão a desenvolver algumas doenças. As idas ao especialista precisam ocorrer com mais frequência, pelo menos uma vez ao ano, para realização de exames preventivos e complementares, se houver indicação, como os que detectam doenças sexualmente transmissíveis e ultrassonografias.


Menopausa

A partir dos 40 anos começam os primeiros sinais da menopausa, também chamada de climatério, gerando desequilíbrios hormonais. As consequências são irregularidade nos ciclos menstruais até cessação completa, diminuição da libido, primeiros sinais de envelhecimento e problemas ósseos. A mamografia entra na rotina de exames da mulher a partir dos 40 anos. Em caso de câncer de mama na família (mãe, irmã ou filha), o recomendado é antecipar o rastreamento para, assim, detectar precocemente alguma alteração. O teste de Papanicolau, também é recomendado até os 64 anos (desde que não tenha histórico anterior de alteração). As visitas ao médico devem continuar, de acordo com a necessidade.


Pós-menopausa

O acompanhamento deve ser mantido para continuidade no rastreio de câncer de colo de útero e mama, além de outras doenças mais comuns nesse período da vida. A prevenção e promoção à saúde é a melhor forma de manter a qualidade de vida para um envelhecimento saudável. Atividade física e alimentação correta são os principais aliados para que esse processo aconteça de forma natural e adequada.

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.