Buscar
  • marketing

Você já ouviu falar em Mindfulness?


No fim dos anos 1970, na esteira das primeiras investigações científicas sobre os efeitos da meditação na saúde, o biólogo americano Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts, começou a ensinar técnicas contemplativas para pessoas com dor crônica nas costas e na cabeça. Assim nascia o seu Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR, na sigla em inglês).



O mindfulness é uma prática que consiste em prestar atenção ao que acontece no momento, tanto na mente quanto no corpo e no ambiente. Aqui no Brasil, também é conhecido por atenção plena, pelo fato de trazer consciência sobre pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento, levando a pessoa a ter opções de escolha, melhores respostas aos desafios da vida e priorização do bem-estar.


Embora tenha a ver com meditação, o mindfulness atua na redução do estresse, ansiedade, depressão e até mesmo, câncer. Os resultados nos tratamentos médicos com o mindfulness chegam de 30% a 40% de sucesso, em média. Em casos de depressão, cai em 50% os retornos das temidas crises depressivas. Além disso, o paciente consegue lidar melhor com os retornos, tanto da depressão quanto das crises de ansiedade. Em dores crônicas, ele aprenderá a conviver da melhor forma com o problema.


Além de ser um apoio a tratamentos médicos, o mindfulness ajuda em outros aspectos da vida como melhora da memória, concentração e das habilidades socioemocionais.

Outra característica é que, embora Kabat-Zinn tenha se inspirado na cultura zen-budista, o mindfulness se desvincula de aspectos religiosos.


Como incorporar na sua rotina


Ao respirar - A mente tende a divagar, afastando a nossa atenção do corpo. Quando focamos no entra-e-sai do ar (não precisa controlar, é só observar mesmo), corpo e mente se conectam, nos trazendo de volta para o momento presente.

Ao caminhar - Pode ser no local de trabalho, em casa ou na rua. A âncora para trazer a consciência ao presente não é o trajeto propriamente, mas o fato de andar com consciência e atenção nas passadas.


Ao tomar banho - Está aí um ambiente perfeitamente seguro para a prática. Em vez de se ocupar pensando na lista de afazeres ou falando sozinho, aproveite para notar seus movimentos e sensações, como a água em contato com a pele.


Gostou de saber mais sobre a meditação mindfulness? Compartilhe com alguém que também vai gostar!

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Av. Caribe, 484 - Pq. Campolim

Sorocaba - SP CEP 18046-780

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira 7:30h às 18h

Sábado das 07:30h ás 12h

Whatsapp-PNG-c4s4s.com-333-Laranja.png

Todos os direitos reservados © - Pró-Femme Diagnósticos © 2020 por Infoqplan Performance Digital.